Benefícios da Ginástica Laboral

A profissão de pintor requer muito esforço físico, muita horas em pé e movimentos repetitivos, por este motivo a ginástica laboral é muito importante para prevenção de doenças ocupacionais e para uma boa qualidade de vida.

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É uma série de exercícios realizados antes ou durante a jornada de trabalho, com o objetivo de evitar lesões por esforços repetitivos (LER/DORT), ou seja, na sua rotina de trabalho seu corpo realiza sempre os mesmos movimentos o que pode ocasionar algumas lesões como tendinite, bursite  entre outras.

Por isso é muito importante que o corpo esteja aquecido para a realização de  qualquer atividade, é ai que entra ginástica laboral.

Entenda os benefícios da ginástica laboral:

  • Prepara o corpo para o trabalho físico;
  • Melhora oxigenação;
  • Alivia a tensão;
  • Melhora a disposição ;
  • Melhora a concentração;
  • Correção postural ;
  • Prevenção de fadiga muscular;
  • Maior Flexibilidade;
  • Melhora a saúde;
  • Diminui o sedentarismo;
  • Previne lesões;

Viu como é importante! Então vamos dar algumas dicas básicas para realizar antes de iniciar um serviço de pintura.

Pontos mais importantes a se trabalhar :

  • Mãos e punhos;
  • Ombros,
  • Pescoço;
  • Coluna;
  • Pernas.

Exercícios para mãos e punhos:

exercicio71

1.Puxe os dedos da mão esquerda para cima e segure por 10 segundos, repita o mesmo movimento para mão direita.

 

 

exercicio712

2. Feche as mãos em formato de punho e faça movimentos circulares, 10 para esquerda e 10 para a direita.

 

Exercícios para ombros e braços:

ombro1

 

  1. Junte as mãos e estique bem os braços durante 10 segundos

 

ombro2

 

 

  1. Junte as mãos e estique o braço para frente durante 10 segundos

 

 

ombro3

 

3.Coloque os braço direito para trás, segurando o cotovelo durante 10 segundos, repita o mesmo movimento com o braço esquerdo.

 

 

ombro5

  1. Estique o braço direito, segure em frente ao corpo por 10 segundos, repita o mesmo movimento como braço esquerdo.

 

Exercícios para o pescoço:

pescoco-1

 

  1. Incline a cabeça para o lado direito e segure com as mão por 10 segundos, repita o mesmo movimento para o lado esquerdo.

 

pescoco-2

2.Levante e abaixe a cabeça, devagar, repita umas 10 vezes o movimento.

 

Exercícios para coluna:

coluna1

 

  1. Levante os braços e vá descendo devagar, o objetivo é tocar os pés, mas caso não consiga vá até seu limite, faça isso por 10 segundos.

 

coluna2

 

  1. Com o braço direito erguido incline-se para a  direita por 10 segundos, repita o movimento com o braço esquerdo.

 

Exercícios para pernas e joelhos:

perna1

 

1.Flexione e segure a perna esquerda para trás por 10 segundos, repita o  movimento com a perna direita.

 

perna2.jpg

2.Apoie em uma parede e coloque a perna direita para trás , o pé sempre apoiando no chão por 10 segundos, repita o movimento com a perna esquerda.

 

perna3

 

 

  1. Estique a perna direito  na parede por 10 segundos, repita o movimento com a perna esquerda.

 

 

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*Colaboração de Denis Prado , Departamento de Segurança e saúde no trabalho Ibratin.

 

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